quinta-feira, 1 de abril de 2010

Significado dos símbolos da Páscoa

A Páscoa é época de alegria: cheia de chocolates e almoços em família. Uma data católica, ela representa a ressureição de Cristo e também a Semana Santa.

Semana que nem todos vamos conferir alguns itens indispensáveis na casa de qualquer um: ovo, colomba pascal e coelhinho.

Faça o teste, pensar em Páscoa é nada mais, nada menos do que lembrar de um delicioso ovo de chocolate com o coelho, né!? Sempre quis saber por que isso acontecia. Afinal, por que celebramos essa data com essas coisas? O ovo representa a fertilidade. Há muito tempo atrás no Oriente, as pessoas ofereciam ovos de pata ou de galinha como presente nas festas que comemoravam o início da primavera (tempo de renascer). A igreja Católica santificou esse ato no século 18. Ai você faz a ligação entre fertilidade e ressureição. Que lindo!

O chocolate possui um nome científico bem difícil que significa “o alimento dos deuses”. Lá pelos anos 1800, a indústria forçou o consumo de chocolate nesta época do ano. De tanto vender, acabou virando tradição. E que coisa mais gostosa!

Além de representar a fertilidade por sua alta capacidade de reprodução, no inverno os coelhos se escondem para sair na primavera (lembra? tempo de renascer).



A Colomba Pascal é italiana e parece com o maravilhoso panetone que comemos no Natal. O que diferencia ela do símbolo natalino é o formato: de pomba. Já percebeu que a colomba parece uma pombinha? Pois é. É proposital. Esse símbolo representa a paz e para os cristãos significa a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos quando Jesus Cristo ressuscitou.

Entendeu agora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário